• Middas Digital

Sabe quem são os irmãos Frank e Dan Carney?

Em 31 de Maio de 1958 esses irmãos decidiram pedir emprestado 600 dólares a sua mãe e aventurar-se no negócio das pizzas, mesmo sem nunca terem tido qualquer experiência nessa área.



O primeiro restaurante foi inaugurado em Wichita, a maior cidade do estado do Kansas e situava-se numa casa desocupada, tipo “cabana” e com um letreiro onde apenas cabiam oito letras. Os irmãos contrataram John Bender, já experiente no ramo e com material em segunda mão. O nome para o restaurante veio da esposa de Dan que, inspirada no telhado em forma de cabana, sugeriu que lhe chamassem “Hut” (“cabana” em inglês). No seu interior podiam estar apenas 25 pessoas e na data da inauguração a refeição foi gratuita para todos os clientes.

A qualidade das pizzas foi muito bem recebida o que resultou que passados apenas cinco meses os dois irmãos abriram outro restaurante em outro local e no final do primeiro ano de atividade já tinham três restaurantes, com a inauguração da primeira franquia na cidade de Topeka, a capital do estado de Kansas.

A expansão internacional chegou no ano seguinte, iniciando-se no Canadá, onde a recepção foi também um grande sucesso. De tal modo que um ano após a primeira internacionalização existiam já 310 lojas da Pizza Hut a alimentar semanalmente cerca de um milhão de pessoas. Chegado o ano de 1969 a identidade da marca foi reforçada. Todas as lojas passaram a ter o telhado vermelho com a sua forma característica, que ficou conhecido como “Red Roof” (“telhado vermelho”, em inglês). O reforço da imagem de marca foi acompanhado da abertura de lojas na Alemanha, no México e na Austrália. A expansão continuou e em 1971 a Pizza Hut foi considerada a maior empresa mundial do ramo em quantidade de vendas e número de lojas, mas mesmo assim não deixou de se expandir de forma imparável. Em 1975 tinha já 2000 lojas ao redor do mundo.

Apenas 19 anos após a inauguração do primeiro restaurante, a Pizza Hut foi comprada pela Pepsi Cola Company por 300 milhões de dólares.

Um excelente retorno para o investimento inicial de 600 dólares não acha?

E você o que faria com 600 dólares?

Fonte: origemdascoisas Foto: Shutterstock

5 visualizações

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle